Orçamento Participativo das Escolas

“AGORA A SÉRIO,

Tu podes melhorar a tua Escola”

 

Fevereiro é o mês de apresentação e discussão de propostas para o Orçamento Participativo das Escolas (OPE). Uma iniciativa do Ministério da Educação que transferiu uma verba adicional, de 1 euro por aluno, para todas as escolas da rede pública com estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário, com uma verba mínima de 500 euros por estabelecimento de ensino.

Até ao final do mês, os alunos vão dar conta aos colegas do que gostariam fazer ou ter na sua Escola, e tentar convencê-los de que têm a melhor ideia.

O objetivo da iniciativa Orçamento Participativo das Escolas é incentivar a capacidade de tomar decisões, compreender o funcionamento das instituições democráticas, apelar ao espírito de cidadania e participação, bem como proporcionar momentos de debate entre estudantes do 7.º ao 12.º ano.

O Ministério da Educação entende que é com iniciativas desta natureza que se formam melhores cidadãos, pelo que apela à vossa colaboração para que nos ajudem a divulgar o Orçamento Participativo das Escolas e, consequentemente, a motivar os jovens a participarem, incentivando-os a pensar de que forma poderão melhorar aquele que é um lugar comum, um lugar para todos, e onde passam grande parte do seu tempo – a Escola.

“Agora a sério, tu podes melhorar a tua Escola” dá mote a esta iniciativa com várias ferramentas ao dispor:

  • página de Facebook, dirigida especialmente aos estudantes – www.facebook.com/opescolas;
  • conta de whatsapp, para que os estudantes possam enviar perguntas e dúvidas – 91 01 06 937
  • sítio na internet, para as comunidades educativas, as famílias e o público em geral www.opescolas.pt;