A Garantia Jovem aparece como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens.
É um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.
A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego. Mas tem como objetivo dar aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inatividade e o desemprego dos jovens.
Consulta a legislação de enquadramento da implementação da Garantia Jovem em Portugal – Resolução de Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro.
Quais os principais objetivos
A Garantia Jovem tem 3 grandes objetivos:
- Aumentar as qualificações dos jovens
- Facilitar a transição para o mercado de trabalho
- Reduzir o desemprego jovem
A quem se destina
- Se tens menos de 30 anos de idade
- Se não estás a trabalhar
- Se não estás a estudar, em formação ou em estágio
Então a Garantia Jovem é para ti!
Em Portugal, a Garantia Jovem vai apoiar os jovens até aos 29 anos (inclusive), que não estão nem a trabalhar nem inseridos no sistema educativo e formativo.
O que oferece aos jovens
De acordo com as tuas preferências e necessidades a Garantia Jovem oferece-te várias oportunidades ao nível da participação em medidas de ensino, formação e emprego.
Se não sabes o que fazer do teu futuro a Garantia Jovem também te pode ajudar. Existe uma rede de parceiros perto de ti que pode apoiar-te nas tuas escolhas.
Começa Já!